Terça, 19 de janeiro de 2021
Nas cidades, as árvores desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente.
E não é só por razões estéticas e ecológicas, mas também por aspectos históricos, culturais e sociais. Os benefícios da vegetação para as cidades são imensos: melhoria da qualidade do ar através da absorção de gás carbonico e liberação de oxigênio, melhoria do clima através da absorção de radiação solar e do sombreamento, contribuição no ciclo hídrico e na permeabilidade do solo são só alguns poucos exemplos que podemos citar.
E é exatamente por ter essa complexidade e essa importância que o plantio não deve ser feito de forma aleatória mas sim muito bem planejada. Situações conflituosas entre árvores e infra estrutura (cabos eletricos, tubulações subterrâneas, calçadas, muros, etc) são rotineiras nas grandes cidades.
Mas, infelizmente, apesar dessa importância, as árvores plantadas nas calçadas ao longo de ruas e avenidas, sofrem com a falta de planejamento e de cuidados. A impermeabilização demasiada das calçadas, por exemplo, deixa as raízes estranguladas enfraquecendo a árvore e favorecendo a ocorrencia de pragas gerando assim risco de quedas e grandes transtornos além de graves acidentes.
Em São Paulo, na época das chuvas fortes, é recorrente a queda de indivíduos arbóreos de grande porte causando danos irreparáveis e até óbitos entre cidadãos. Vamos cuidar de nossas árvores!